Sobre

A APAZ- Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes-é uma Instituição  sem fins econômicos , com o objetivo de informar, capacitar e apoiar familiares, profissionais e população em geral sobre os processos de demência, principalmente sobree a Doença de Alzheimer.

Foi fundada em 1991 pelo Dr. Jacob Guterma (Presidente de Honra – In Memorian ) dentista que conviveu 8 anos cuidando de sua esposa com diagnóstico de Alzheimer.

A APAZ atende somente os cuidadores de pessoas que vivem com demência. Sua  Diretoria e formada por familiares e a Comissão Científica conta com profissionais  de todas as áreas que compõem o tratamento medicamento e não- medicamentoso de um processo de demência.

APAZ no cenário nacional é membro da FEBRAZ- Federação Brasileira das Associações de Alzheimer – que faz parte da AIB – Alzheimer Íberoamericana e da ADI – Alzheimer Disease International. 

Av. Mal. floriano, 65 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20080-004
Telefones (21) 2223-0440 e 2518-1410

mensagem do zico - embaixador do alzheimer no brasil

MISSÃO

Orientar, informar, apoiar e capacitar familiares e profissionais de saúde que convivem ou trabalham com portadores da Doença de Alzheimer e outras demências, investindo na melhoria da qualidade de vida da família e do portador.

VALORES

  • Excelência no atendimento;
  • Otimização dos mecanismos de divulgação;
  • Ética, confiança e eficácia no relacionamento entre Associação e população .

OBJETIVOS

  • Prover a população de informações confiáveis sobre os sintomas e os tratamentos da doença, utilizando-se, para isso, de todos os meios de comunicação disponíveis;
  • Capacitar cuidadores familiares e profissionais para conviverem com as diversas fases da doença;
  • Conscientizar os familiares da importância de manter a qualidade de vida dele e do portador da doença ;
  • Transmitir informações de ordem legal;
  • Transmitir experiência, orientação e dar apoio para as diferentes fases da doença;
  • Promover a mobilização para a luta pela implantação dos centros-dia e pelo cumprimento dos direitos garantidos em Leis;
  • Implementar Projetos que viabilizem a manutenção do doente em ambiente familiar;

METAS

Alcançar, com palestras e distribuição de material informativo, todas as faixas etárias da população, principalmente nas comunidades de baixa renda;

PÚBLICO ALVO

Familiares de portadores da Doença de Alzheimer ( DA ) ; todas as faixas etárias da população; cuidadores e profissionais da área de saúde interessados em se especializar no atendimento aos portadores de DA.